quarta-feira, 15 de março de 2017

Projecto Aldeia do Vale - Barreiros

Hoje como me é habitual fui fazer o meu Jogging com a minha companheira de sempre, minha cadela Fanny...
De Cheleiros saí em direcção aos Barreiros, aldeia próxima de Anços, já no Concelho de Sintra e que fica mais ou menos a três quilómetros de Cheleiros. É uma pequena aldeia com meia dúzia de casas e menos o número de habitantes, alguns deles estrangeiros que ali decidiram viver pela tranquilidade que o local oferece.
Só que hoje encontrei a aldeia diferente do habitual, isto é, mais movimento,,,
Ao entrar na aldeia verifiquei que uma das casas que normalmente estava desabitada e ao abandono, hoje tinha alguém à porta, Ao regressar a Cheleiros depois de completar a distância que achei suficiente para o meu jogging, e porque a minha curiosidade é uma das minhas "virtudes" ou defeitos pelo facto de ter sido jornalista. dirigi-me à senhora que se encontrava à porta da dita casa e perguntei quem era e porque vivia ali, uma vez que nunca a tinha encontrado na referida aldeia.
Com o maior prazer explicou-me que vivia ali há cerca de um ano. pertencia a um projecto de nome Eco Aldeia do Vale, da Associação Circuito Explosivo, que os objectivos do Projecto eram resgatar técnicas antigas de agricultura, pecuária e construção aliadas às novas tecnologias e para além dessas actividades faziam formação diversa, nomeadamente de Sapataria, Agricultura Biológica, Criação de Animais, Fabrico Artesanal de Cerveja, etc.
Finalmente o seu nome e funções no local, Sílvia Floresta e responsável do projecto.
Resta-me dizer que fiquei encantado e que irei voltar mais vezes ao local, inclusivamente para frequentar alguns dos workshops que irão acontecer. Brevemente acontecerão alguns...
Deixo-vos as fotografias:
Na fonte de Barreiros

Fotos do Projecto Aldeia do Vale, em Barreiros, Anços, Montelavar, Concelho de Sintra

WC seco

A cabra Catarina que em breve será mãe

Sala de Formação

Sala de Formação

Horta

Espantalho na horta

Viveiros

Recanto para a capoeira

Capoeira e alguns dos seus habitantes

Refeitório de visitas, voluntários e formandos

Cerveija em fabricação

Eu e a responsável do Projecto Silvia Floresta
Deixo agora algumas das formações a realizar em breve






1 comentário:

  1. Muito bem desejo felicidades para os mentores do projecto são os votos dos pais da Madalena um BJ para a lara

    ResponderEliminar

Primavera